1 - Escolha um profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso significa que ele completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica. Também significa que ele está submetido a um código estrito de ética.
3 - Alimente-se bem e faça todos os exames pedidos pelo médico. O seu corpo deve estar preparado para uma intervenção cirúrgica. A falta de ferro, por exemplo, dificultar a recuperação. Por isso quanto mais bem-nutrida, melhores as chances de uma boa cirurgia e um pós-operatório. Já os exames irão detectar se há problemas que precisam ser corrigidos e se a cirurgia é viável naquele momento.
4 - Ouça com atenção as recomendações médicas sobre os medicamentos em uso. Alguns precisam ser suspensos próximos a data da cirurgia, como os anticoncepcionais hormonais, para evitar a trombose. Nunca omita informações sobre medicamentos ou outras substâncias ao seu médico.
5 - Evite fazer grandes intervenções em uma só cirurgia. Após examinar o paciente, o médico vai avaliar o que exatamente pode ser feito e de que forma. Se ele disser que mais de um procedimento em uma mesma cirurgia pode ser arriscado, não insista. Cirurgias muito demoradas podem aumentar as chances de complicações. Algumas vezes é mais seguro fazer as intervenções separadamente.
6 - siga as recomendações pós-cirúrgicas passadas pelo seu médico. Elas são de extrema importância e irão ajudar a evitar complicações. O resultado final da sua cirurgia também depende do pós-operatório. Tenha em mente que você provavelmente vai precisar de um suporte para realizar algumas tarefas. Peça ajuda nessa fase.