Preciso trocar as próteses?

31/07/2018

Essa é uma questão que traz muitas dúvidas em consultórios médicos. As próteses mais antigas têm indicação de troca num prazo médio de 10 a 15 anos. Caso tenha dúvidas, consulte um profissional e este poderá pedir uma ressonância magnética para verificar as condições da prótese.
 
Hoje em dia a troca é indicada apenas nos casos de contratura capsular, ruptura, mau posicionamento ou por questões estéticas – diminuir ou aumentar, conforme a vontade do paciente. Os silicones atuais não têm mais prazo de validade, embora seja importante fazer sempre um acompanhamento médico.
 
Em casos de dores nas mamas após algum movimento brusco, procure um profissional para avaliação. Por exemplo, em casos de acidentes automobilísticos ou relacionados a esportes radicais, a prótese pode ser rompida, e aí será necessária uma troca. Muitas vezes não é possível notar a ruptura ao olhar a mama, mas a ressonância mostra.
 
Outra situação em que a prótese de silicone pode precisar ser trocada é quando o paciente engorda ou emagrece muito e a prótese fica mal localizada.
 O que acontece se não trocarSe a prótese de silicone não for trocada dentro do período recomendado ou quando houver indicação de troca, pode haver uma pequena ruptura e gerar micro vazamentos do silicone que geram inflamações nos tecidos vizinhos. Em alguns casos será preciso fazer uma raspagem para retirar o tecido inflamado.
 
Esta infecção quando não é devidamente tratada pode piorar e espalhar-se por uma grande área comprometendo ainda mais a saúde do indivíduo. Por isso mantenha sempre contato com um médico de confiança para o acompanhamento necessário.