Prótese nas mamas: Por cima ou por baixo dos músculos?

08/05/2018

Se você está pensando em colocar prótese nas mamas, saiba que precisará tomar algumas decisões em conjunto com seu médico. Após uma avaliação em consultório, vocês irão optar pelo volume, perfil e formato da prótese. Mas há ainda outra questão: colocar a prótese por cima ou por baixo do músculo? Quais os prós e contras de cada uma?

Bom, saiba que há diferentes fatores que influenciam na colocação do silicone por cima do músculo ou por baixo dele. Esta decisão também deve ser feita junto ao seu cirurgião plástico, por isso sempre ressaltamos a importância de escolher um médico com título de especialista.
Mas afinal, o que levar em consideração para a escolha?
Primeiramente seu medico irá avaliar os seguintes aspectos:

  • Espessura da pele
  • Tamanho do tórax
  • Tamanho das mamas
  • Histórico de câncer de mama na família

Avaliando isso, parte-se para um segundo momento, que é o de ajuste de expectativas.

A colocação de prótese por baixo das glândulas e por cima do músculo (subglandular), é a técnica mais comum, principalmente para quem deseja ficar com os seios bem marcados. Normalmente a paciente tem uma recuperação tranquila, com pouca dor no pós-operatório. No entanto, se a prótese for grande, há mais chances de ela gerar alguma flacidez de pele.

Outro ponto importante é que se a mulher for muito magra ou tiver a pele muito fina, pode acontecer o efeito rippling, que é a leve percepção visual da textura da prótese. Pode parecer que a pele das mamas está enrugada.

Nesses casos, a técnica de implante por baixo do músculo (submuscular) pode ser mais indicada. Ela também é ideal para quem busca uma aparência mais discreta, sem que o colo fique muito projetado. Outra indicação dessa técnica é para quem tem histórico de câncer de mama. Isto porque o implante fica mais distante das glândulas mamárias, local onde se formam os nódulos. Assim, se for necessário, existe a possibilidade de tratar a doença sem retirar a prótese de silicone.

Na cirurgia submuscular, é necessária a distensão do músculo para a colocação da prótese de silicone, o que consequentemente causa um pouco mais de incômodo para a paciente. Por isso o pós-operatório é um pouco mais doloroso, podendo ser necessário o uso de analgésicos durante alguns dias.

Cada técnica tem vantagens e desvantagens, uma não é necessariamente melhor do que a outra. Até porque, como vimos, é preciso levar em consideração as características e limitações de cada um.

Ainda tem dúvidas? Agende uma consulta para avaliação. Estamos à disposição.