A toxina botulínica (popularmente conhecida como @Botox, uma das marcas que vendem o produto) é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.
Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação. Basicamente qualquer movimento facial pode eventualmente levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. Elas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.
A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.
Há 43 músculos na face e é vital que o profissional que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento. Por isso a importância de um profissional qualificado. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica. Escolhendo cuidadosamente os músculos específicos, seu médico enfraquece apenas os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais.
A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora normalmente dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.
Fonte: SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)